Blog

Descubra a Tartaruga que Há em Si

DESACELERAR para SERENAR (SLOW down to CALM down)

Quando andamos demasiado depressa, a nossa saúde, relacionamentos e qualidade de vida são por norma afetados. Através do ato de Desacelerar, ganhamos a capacidade de estarmos presentes, desfrutar dos nossos relacionamentos e podemos encontrar um maior significado para a nossa vida.
O “Speed Check ”é um exercício rápido e fácil que nos ajuda a desacelerar.  Primeiro verificamos com que rapidez estamos a realizar uma tarefa e, em seguida, dá-nos ferramentas para abrandar se necessário, conectando-nos com a respiração e com o momento presente. O Speed Check pode ser feito a qualquer momento do dia e é particularmente benéfico durante os períodos de transição que são por norma acelerados – como por ex. o sair,  as refeições e o ir dormir.

Como se faz um “Speed Check”:

1. PARE o que estiver a fazer agora – não se preocupe, será por menos de um minuto!
   – e tome consciência disso.

2. QUESTIONE-SE: Será que estou a fazer isto demasiado depressa? Seria possível fazê-lo mais devagar?

3. Se a resposta for sim (e é frequentemente), faça 5 RESPIRAÇÕES PROFUNDAS e retome o que estava a fazer, mais LENTAMENTE.

Desacelerar é tão simples quanto isto! Se repetido ao longo do tempo, permite-nos tomar consciência da velocidade em que vivemos e pode de facto ajudar-nos a criar o hábito de DESACELERAR – que está provado ser a fórmula certa para o ritmo certo em que devemos agir. Fazer menos, desconectar-se das tecnologias sempre que possível e integrar “rituais lentos” na sua vida tais como o Speed Check, é mais uma forma de “descobrir a tartaruga que há em si”.

Fonte : Dalai Lama Center| Heart Mindonline.org

A Meditação da Bem Querença (Loving Kindness) pode retardar o envelhecimento

Uma pesquisa recente comprovou que a meditação da Bem Querença pode retardar o envelhecimento.

Uma nova pesquisa publicada na Psychoneuroendocrinology, descobriu que praticar esta técnica de meditação que se foca na compaixão, pode retardar o envelhecimento biológico.
O envelhecimento biológico pode ser medido observando o comprimento das sequências terminais do DNA, chamadas telómeros. Os telómeros são as extremidades dos cromossomas que atuam como aquelas pontas de plástico dos atacadores para evitar que se desfaçam e evitar a deterioração do cromossoma. À medida que envelhecemos, o comprimento do telómero vai encurtando.
Os investigadores mediram o comprimento dos telómeros em 142 adultos participantes duas semanas antes e três semanas depois de um programa de meditação de seis semanas. Sessões semanais de meditação foram realizadas em grupo e com a duração de uma hora. Os participantes também receberam uma meditação guiada em áudio de 20 minutos para a sua prática diária em casa.

O estudo constatou que os telómeros dos indivíduos que praticavam este tipo de meditação, tinham os telómeros consideravelmente menos curtos durante o mesmo período de tempo, em comparação com os que não meditam e os que praticam mindfulness. Isto sugere que a meditação da bondade amorosa/bem querença, que incentiva a auto compaixão e a compaixão para com os outros, é particularmente útil para nos proteger contra o envelhecimento biológico.

A meditação da atenção plena é uma meditação de consciência focalizada. Treina a mente a desenvolver uma atenção ampla e sem julgamento, em relação ao corpo, à respiração e a quaisquer pensamentos ou sentimentos que possam surgir.
Este tipo de meditação tem muitos benefícios para melhorar o humor e reduzir a ansiedade e a depressão, mas não teve impacto no comprimento dos telómeros neste estudo em particular.
A meditação da bem querença encoraja-nos a sentir compaixão por nós e pelos outros.

Pode tentar fazê-lo em casa sozinho ou em grupo.

Meditação da Bem Querença
Experimente 10 minutos todas as manhãs antes de começar o dia ou como uma maneira de relaxar ao fim da tarde.
• Comece por se sentar confortavelmente com os pés apoiados no chão e a coluna recta.
•  Feche os olhos  e tente descontrair todo o corpo.
• As mãos podem descansar suavemente no colo, ou pode colocar a uma mão na zona do coração e a outra no abdómen.
Nota: Se estar sentado for desconfortável, pode praticar este exercício, deitadoInspire e expire profundamente enquanto a sua mente e corpo acalmam.
Receber BondadePense em alguém que está perto de si, que gosta profundamente de si.
Imagine que essa pessoa está à sua direita e está a enviar-lhe amor. Sinta o calor dessa gentileza.
Pense noutra pessoa que o ama e imagine-a à sua esquerda. Sinta o calor da bondade dessa pessoa.
Agora imagine que está rodeado por todas as pessoas que a(o) amam. Sinta o calor do amor deles por si.

 

Enviar Gentileza

Imagine que tem um ente querido sentado à sua frente. Concentre-se em enviar-lhe amor e ternura. Sinta a ligação com essa pessoa que também deseja ser amada e feliz.
Repita estas frases mentalmente: que esteja seguro, que seja saudável, que esteja livre do sofrimento.
Agora, imagine alguém com quem tem uma relação neutra a sentar-se à sua frente. Sinta a ligação. Repita a frase mentalmente em silêncio: que esteja seguro, que seja saudável, que esteja livre do sofrimento.
Agora, expanda esse sentimento de amor e ternura e imagine que consegue emanar este sentimento em relação a todos os seres vivos. Repita a frase mentalmente: Que todos estejam seguros, que todos sejam saudáveis, que todos estejam livres de sofrimento.
Marlynn Wei, M.D., J.D., is a board-certified Harvard and Yale-trained psychiatrist and therapist in New York City.
The Harvard Medical School Guide to Yoga: 8 Weeks to Strength, Awareness, and Flexibility

Fonte: https://www.psychologytoday.com